quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Kratom- conheça um pouco mais

   

 
O que é kratom?
Kratom é uma árvore nativa do sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia, Myanmar etc). Seu nome botânico é Mitragyna speciosa . Kratom está na mesma família da árvore do café (Rubiaceae). As folhas do kratom vêm sendo usadas desde tempos imemoráveis por povos do sudeste da Ásia. É usado na medicina popular como um estimulante (em baixas doses), sedativo (em altas doses), auxiliar a meditação em busca do “sonho acordado”, aumento do prazer sexual e para o tratamento do vício em opiáceos.


Como ele é usado?

-Na Tailândia, as folhas do kratom frequentemente são mascadas frescas.

- O método de melhor aproveitamento das folhas e transforma-las em pó usando por exemplo um liquidificador. O pó pode então ser misturado a um liquido como suco de frutas e ingerido. Isso mascara parcialmente o gosto e permite que seja rapidamente engolido. Para melhorar o gosto, as folhas de kratom são trituradas primeiro e só depois misturadas com uma colher ao liquido.

-Folhas de kratom também são freqüentemente transformadas em um chá que é coado e então bebido. Açúcar ou mel podem ser usados para adocicar. Segue-se uma receita básica para fazer o chá de kratom.
Esta receita faz chá suficiente para 1 dose:
1. Pegue 10g de folhas secas trituradas de kratom e coloque numa panela. Adicione um 300 ml de agua. Ferva por cerca de 15 minutos;
2. Coe o líquido numa tela fina para separar as folhas do líquido e reserve o líquido num recipiente. Esprema bem as folhas para obter todo o líquido;
3. Coloque as folhas espremidas de volta na panela com mais 300 ml de água nova. Repita o processo novamente. Depois que as folhas forem coadas pela segunda vez pode descartá-las;
4. Junte os líquidos obtidos numa panela e ferva até reduzir para aprox. 100ml. A idéia é reduzir o volume do chá para que cada dose individual seja bebida de uma vez. Você pode diminuir para a quantidade que quiser, mas não deixe secar.
O chá é amargo, para minimizar o gosto, beba de uma.

Quais são os efeitos?
Kratom é uma planta de poder única, na qual uma dose média e geralmente estimulante, enquanto uma dose forte quase sempre é sedativa. Isto parece ser porque os alcalóides ativos têm ambos os efeitos estimulantes e sedativos. Qual deles predomina provavelmente depende tanto da dosagem quanto das diferenças um.

O nível estimulante: Neste nível a mente é mais alerta, a energia física e às vezes sexual é aumentada; aumenta a capacidade de realizar trabalhos físicos e/ou repetitivos; pode-se ficar mais comunicativo, amistoso e sociável.

O nível sedativo-eufórico-analgésico: Nesta dosagem há um sentimento geral de prazer e conforto que pode levar a um prazeroso estado de sonho e fantasia. É possível ainda experimentar náuseas, mas se você se deitar e relaxar elas devem desaparecer logo. Você pode achar sua apreciação musical aumentada. E será muito prazeroso se deitar e costas para o chão num quarto à meia-luz, de olhos fechados, e apenas ouvir sua música favoritas. Se fizer isto pode entrar num delicioso estado misto de “sonho-acordado”, onde você tem um pé na terra dos sonhos e o outro no mundo real. Esse estado era muito prezado pelos escritores românticos do século 19. Os efeitos do kratom geralmente duram por cerca de 2 a 6 horas. Quanto maior for a dose, mais forte e duradouros serão os efeitos. Muitas pessoas reportaram um efeito positivo no dia seguinte.”

Que efeitos são associados às diferentes doses?
Em gramas de material seco:

4-6 gramas = efeitos leves (tipicamente os efeitos são de estimulação)

7-9 gramas = efeitos médios (os efeitos podem ser de estimulação ou sedativo-eufórico-analgésico)

10-15 gramas = efeitos fortes (sedativo-eufórico-analgésico; forte demais para os mais sensíveis)

Quais são os riscos?
Quando ministrado sozinho (sem misturar com outras substancias), o maior risco é dormir enquanto envolvido em atividades perigosas. NUNCA dirija sob efeito do kratom, mesmo que esteja se sentindo estimulado, pois o sono pode vir de repente. Use o seu bom senso. Não mexa com pólvora ou ande por escadas quando sob efeito. Seja cuidadoso, não deixe panelas no fogo e adormeça esquecendo-as lá.

Mulheres grávidas não devem tomar nenhuma sustancia ou medicamento a não ser por orientação médica. Não há nenhum estudo sobre o efeito do kratom em fetos, então recomendamos que não use em nenhuma hipótese caso haja a possibilidade de estar grávida.

Kratom vicia?
Kratom não vicia desde que usado de maneira responsável. Como maioria das sustâncias (como álcool, café, tabaco etc.), se for usado diariamente e por um período prolongado de tempo, pode tornar-se um hábito difícil de ser quebrado. Por isso, recomenda-se que não use Kratom mais que uma vez ou duas vezes por mês. Em outras palavras, o kratom deve ser tido como algo de uso especial, mas OCASIONAL. Assim você aproveitará ao máximo suas qualidades.



Kratom pode ser misturado a outras substâncias com segurança?
 Recomendamos não combinar Kratom com yohimbina (IMAO), Aruda Síria (P. harmala), jagube (B. caapi) ou qualquer outro IMAO, inclusive chá Ayahuasca ou Santo Daime. Recomendamos que não se combine Kratom com grandes quantidades de álcool, nem com benzodiazepínicos, opiáceos ou qualquer outra substância que atinja o sistema nervoso ou aumente a pressão sanguínea como  anfetaminas ou similares, nem com grandes doses de cafeína.

Certas combinações foram reportadas como sendo prazerosas e seguras. Kratom pode certamente ser combinado com chás comuns sem risco. Ele tem sido utilizado junto a um chá de papoulas vermelhas (Papaver rhoeas), que por si própria já possui um efeito narcótico leve, e também com um chá sedativo-eufórico feito com blue-lotus (Nymphaea caerulea). E também é seguro utilizar kratom com pequenas quantidades de álcool, mas lembre-se de evitar quantidades grandes.

Qual o status de legalidade do Kratom?
É legal na maioria dos países, incluindo o Brasil, os EUA e toda Europa.

Quais os componentes ativos do Kratom?

Há muitos alcalóides próximo/relacionados às triptaminas no Kratom. Os mais importantes são a mitragynine e 7-hydroxymitragynine. Estes são os principais responsáveis pelos efeitos analgésicos, sedativos, euforizantes e estimulantes. Estes alcalóides lembram yohimbina em estrutura, mas não possuem os mesmos efeitos.

Kratom pode ser cultivado?
Mudas de kratom são eventualmente encontradas em lojas especializadas em plantas de medicina alternativa. Pode ser cultivado como planta doméstica ou ornamental. Preferem um ambiente úmido, mas não tolera o frio. Pode ser propagado por mudas.

texto  extraido do Guia do Usuário de Kratom "http://sagewisdom.org/kratomguide.html"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.